# # # #

O que é EBA?

Posted by

EBA = ESCOLA DE BELAS ARTES

Entre 1816 e 1817 chegava ao Brasil um eminente grupo de professores liderados por Joachim Lebreton com a tarefa de promover o ensino das artes. A Missão Artística Francesa, como ficou conhecida, difundiu a estética neoclássica mudando o contexto da realidade artística brasileira


Durante o Império é criada a ‘Academia Imperial de Belas Artes’ ainda sob a orientação dos mestres franceses que moldaram o sistema de ensino das artes no Brasil.



Em 1890, durante a República, são realizadas reformas e a Academia Imperial passa a ser conhecida como ‘Escola Nacional de Belas Artes’. Várias mudanças ocorreram em 1931 quando se pretendeu dar uma feição mais moderna ao ensino. Com a unificação de várias escolas na então capital federal, cria-se em 1937 a Universidade do Brasil, futura Universidade Federal do Rio de Janeiro. Incorporada então à UFRJ em 1965 passa a se chamar ‘Escola de Belas Artes’.

Diversos artistas plásticos contemporâneos importantes passaram pela Escola (Nacional) de Belas Artes tais como:
Abelardo Zaluar, Adriano de Aquino,Anna Maria Maiolino, Ascânio MMM, Cândido Portinari, Carlos Bastos, Cícero Dias, Eugênio Proença Sigaud, Fernando Barata, Franz Weissmann, Glauco Rodrigues, Hélio Aristides Seelinger, Ivald Granato,Jorge Duarte, Maria do Carmo Secco, Newton Cavalcanti, Roberto Magalhães, Rubens Gerchman e outros.